Pessoas com fobia de dentista muitas vezes precisam recorrer a algum tipo de anestesia geral para que possam ter seus dentes tratados.
Mas estão surgindo alternativas eficazes.
Pesquisadores europeus decidiram então comparar essas alternativas, para se certificarem de qual delas é a melhor.
Tratamentos para fobia dental
Em um estudo prático, ele compararam a eficácia e a aceitação da hipnose padrão, da hipnose com imagens individualizadas, do tratamento cognitivo-comportamental e da anestesia geral no tratamento da fobia dental.
De um grupo inicial de 137 pacientes com fobia dental, 77 completaram o estudo, resultando em amostras entre 14 e 29 pacientes em cada um dos quatro grupos.
Os participantes preencheram questionários destinados a medir a ansiedade odontológica no início do estudo, antes e depois da primeira consulta odontológica, e novamente antes da segunda sessão de tratamento dental, uma semana depois.
Terapia cognitivo-comportamental
A hipnose padrão mostrou-se significativamente inferior ao tratamento cognitivo-comportamental, resultando na interrupção prematura do tratamento por reações do paciente.
A análise final mostrou uma redução significativa da ansiedade dental com o tratamento cognitivo-comportamental e com a hipnose individualizada - bem superior à anestesia geral.
Analisando as intenções dos pacientes em retomar o tratamento após a primeira sessão, foi registrada uma melhoria significativa apenas após a terapia cognitivo-comportamental.
Os resultados sugerem que a terapia cognitivo-comportamental é o melhor tratamento para a fobia dental quando se leva em conta tanto a eficácia quanto a aceitabilidade pelos pacientes.
Fonte: Diário da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário