sexta-feira, 27 de maio de 2011

Exercícios para alinhar os dentes - Ortodontia e Fonoaudiologia





Na era da estética, um dos tratamentos mais procurados é a colocação de um aparelho ortodôntico para o alinhamento dos dentes. Mas só colocar o aparelho, às vezes, não é suficiente. Em cerca de 30% dos casos, depois do tratamento, os dentes voltam a ficar desalinhados. Poucas pessoas sabem, mas há outros fatores em jogo para a correção completa da arcada dentária. Um dos principais é a postura correta da língua.
A fonoaudióloga Eveline Ervilha explica que, entre os tipos de má oclusão, a mordida aberta é um dos mais frequentes e exige, além da colocação de aparelho, sessões de fonoaudiologia.
As sessões podem começar antes ou durante o uso do aparelho. Os exercícios vão trabalhar a postura e o tônus da língua, dos lábios e da bochecha em repouso, assim como também nas funções de mastigação, deglutição e respiração – afirma Eveline.
Julianna Curado está na fase final do tratamento ortodôntico e ficou surpresa ao descobrir que tinha mordida aberta.No meu caso, a língua repousava exatamente entre os dentes da frente e não permitia que os mesmos se posicionassem corretamente, conta.
Depois de quatro meses de sessões semanais de fonoaudiologia, Juliana respira melhor e não sente fadiga. Os dentes estão alinhados, esperando o momento exato de retirada do aparelho.
Qual é a relação existente entre a língua e os dentes?
Os dentes estão posicionados na arcada dentária de acordo com os músculos: os externos – bochechas e lábios – e o interno – a língua. Eles são o sanduíche desse recheio de músculos. Quando há desequilíbrio nessa musculatura, eles podem ser projetados para dentro ou para fora, necessitando do uso de aparelho ortodôntico para a correção. O distúrbio mais comum é a mordida aberta.
Quais são as causas desse problema?
Algumas das causas são hábitos comuns, como o uso de chupeta, o hábito de chupar os dedos ou a sucção dos lábios ou da língua. São distúrbios que surgem durante os primeiros anos de vida. Quando se consegue interromper esses hábitos até os quatro anos de idade, há uma grande chance de a arcada dentária da criança voltar ao normal.
Evitar o problema depende, então, da atenção dos pais?
Sim, mas os pediatras também devem ter maior participação na parte preventiva. A respiração pela boca é um dos sinais de má posição da língua. Eles precisam fazer os testes respiratórios e, caso necessário, encaminhar a criança para o tratamento fonoaudilógico ou mesmo para um médico otorrino, caso haja inflamação das amígdalas.
Fonte: Zero Hora


Nenhum comentário:

Postar um comentário