Medida pode prevenir infecções que comprometem saúde dos pacientes
O Instituto Central do HC (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) está realizando atendimento odontológico diário nos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Antes, essa assistência dependia de uma solicitação médica.
O objetivo da iniciativa, segundo informações da Agência USP de Notícias, é prevenir e remover os focos de infecções bucais ativos que possam comprometer a saúde do paciente, especialmente daqueles que estão entubados e em ventilação mecânica.
A boca é uma das portas de entrada para infecções, principalmente a respiratória. Se não estiver limpa, facilita a proliferação das bactérias já existentes, além da colonização por outras bactérias, principalmente as que já se encontram no ambiente da UTI.
De acordo com a diretora da Divisão de Odontologia, Paula Peres, as visitas são importantes para o diagnóstico e tratamento de infecções orais agudas e oportunistas, como abscesso dentário (pus na gengiva), traumas na língua e nos lábios, placa bacteriana, herpes, candidíase oral, entre outras patologias.
- A avaliação odontológica da condição oral e da higiene correta é fundamental para diminuir os riscos da pneumonia aspirativa, principalmente nos pacientes que apresentam disfagia ou que estejam fazendo uso da ventilação mecânica nas UTIs.
Outra medida foi o treinamento do corpo de enfermagem (enfermeiros e auxiliares de enfermagem) sobre a importância da higiene oral e de como realizá-la, além da padronização da técnica. Até o momento, 400 profissionais foram treinados pela odontologia.
Consultas
Paula também reiterou que a presença do cirurgião-dentista na rotina diária da UTI surgiu da necessidade observada nas consultas que, anteriormente, eram realizadas mediante solicitação médica. O Instituto Central do HC conta com 115 leitos, distribuídos em nove UTIs.
Com a inovação, considerada de baixo custo, de amplo acesso e com excelente aceitação pela equipe multiprofissional das UTIs, o IC deverá aumentar a segurança do paciente e acelerar o processo de alta.
O Centro Odontológico da Divisão de Odontologia do ICHC reúne todas as especialidades no mesmo local: atendimento ao paciente com necessidades especiais, bucomaxilo – facial e dor orofacial. Em média mensal, são 5.000 procedimentos em pacientes com doenças sistêmicas, cujo tratamento deve ocorrer dentro do ambiente hospitalar. A interação entre as equipes possibilita agilidade no atendimento e crescimento intelectual dos profissionais.
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário