ORTODONTIA









Aparelhos Ortodônticos.


O que você precisa saber para poder iniciar seu tratamento 


ortodôntico, não perca tempo e esclareça suas dúvidas.


Conheça alguns tipos de aparelhos:



Aparelho Fixo: o mais comum, constituído de metal.
Aparelho Estético: de porcelana ou outros materiais,
 é mais discreto.
Aparelho Móvel: Usado para ocorrer mudanças
 nas arcadas dentárias.




Dúvidas mais comuns dos pacientes.

Qualquer pessoa pode fazer 

este tipo de tratamento?


Sim, deste que o paciente tenha


boa saúde bucal,


sem cáries ou problemas periodontais,
(sangramento gengival, por exemplo),


isto pode ser constatado em
uma avaliação clínica,
que realizamos antes do inicio do
tratamento ortodôntico.






O que é preciso ser feito para iniciar
 o tratamento?
É preciso ser feito sua 
documentação ortodôntica, 
que é uma pasta constituída de:    


Fotografias, do rosto e da boca de frente e perfil.
Radiografias da face e da dentição.
Modelos em gesso das arcadas.
Você faz toda esta documentação ortodôntica em um único lugar que é indicado pela clínica, para um laboratório conveniado que propicia melhores condições para nossos pacientes. Através desta pasta realizamos o planejamento do caso e a técnica a ser utilizada no tratamento.

Eu posso ter cáries ou manchas nos dentes por causa do aparelho?

Não, deste que haja cuidados com a higiene bucal, basta seguir as orientações e usar corretamente a escova e o fio dental. A limpeza é mais difícil durante o tratamento, mas só depende de você ter os dentes sempre limpos e a gengiva livre de sangramentos desagradáveis.
Veja a seguir como se realizar uma correta higienização com o aparelho. O passa fio auxilia você a passar o fio dental entre os dentes, a escova inter-dental limpa entre os braketes e a escova tradicional faz a limpeza da boca toda. 
O aparelho incomoda?
Não, somente no início do tratamento, no primeiro mês enquanto as bochechas e lábios ainda não se acostumaram com o aparelho, pode ser necessário usar a cera de proteção para evitar aftas. Ela impede que os brackets fiquem em atrito com a mucosa bucal. Depois do primeiro mês, geralmente a mucosa se adapta e o incômodo termina.
Veja como fazer a proteção com a cera.
Como o aparelho fixo funciona?

O aparelho fixo movimenta os dentes pela aplicação de força. A peça que é colada no dente é chamada de bracket, é ele que permite que o ortodontista aplique uma determinada força nos dentes através dos arcos e acessórios. O arco é aquele fio metálico que passa pelos brackets e é o principal responsável pela movimentação dentária. Os arcos podem ter calibres diferentes. As ligaduras são aquelas borrachinhas coloridas que servem para fixar o arco aos brackets que por sua vez estão colados nos dentes. É assim que o arco movimenta os dentes. Usando acessórios (molas e elásticos) e dobras no arco, o ortodontista consegue fazer com que os dentes se movimentem, corrigindo os problemas estéticos e funcionais da boca.

Dúvidas em relação às crianças.
Seis anos de idade não é muito cedo para um tratamento ortodôntico?
Não, dependendo do problema, esta pode ser a idade ideal para uma intervenção. Problemas na arcada dentária (no osso do paciente) como a falta de crescimento da mandíbula e da maxila, por exemplo, deve ser tratado o quanto antes, na fase de crescimento da criança.
Mesmo com dentes de leite na boca o tratamento pode ser iniciado?
Sim, na Ortopedia Funcional dos Maxilares nós não movimentamos os dentes diretamente e sim reorganizamos a musculatura e as funções da boca (respiração, deglutição, fala e mastigação). Isto vai influenciar diretamente o desenvolvimento ósseo e a posição dos dentes no futuro.
Então agora que você já conhece um pouco mais sobre os aparelhos ortodônticos, não espere mais tempo para transformar o seu sorriso.






NOVO SISTEMA ORTODONTICO 


Nova tecnologia desenvolvida nos EUA, proporciona tratamento ortodôntico preventivo a partir dos 2 anos de idade, o programa Trainer, seguido dos aparelhos BMS e Myobrace, para adolescentes e adultos, são uma revolução em tratamento odontológico sem braquetes, porém com a mesma eficácia e até melhor, pois os aparelhos se baseiam não somente na dentição mas também no aspecto anatômico muscular e ósseo dos pacientes, todos os aparelhos são feitos de uma combinação de silicone medicinal mais ou menos flexíveis, tornando o aparelho confortável e ainda mais, o aparelho não precisa ficar na boca o dia inteiro, pode ser usado durante duas horas antes de dormir, e depois usado durante a noite para potencializar o tratamento.
É o futuro chegando, em termos de tratamento odontológico sem uso de braquetes, que por sinal estão fazendo mais de 100 anos de idade.






Link para essa postagem