ESTÉTICA

LIGUE: 34-36623132 e faça uma avaliação.






Clareamento dental
Dentes mais brancos e brilhantes


Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, desde que eles estejam íntegros, sem muitas restaurações.

Veja algumas técnicas de clareamento:
Técnicas caseiras com substâncias químicas.
Técnicas utilizadas no consultório com o auxílio de luz para aquecimento ou laser.
Todas são capazes de realizar o clareamento. O que as difere é o tempo que é levado para concluir uma técnica e outra.
O clareamento caseiro demora mais tempo, porém é menos agressivo ao dente. Quanto mais rápidas são as técnicas, maior efeito colateral provocam. Este efeito, basicamente é sensibilidade dentinária.
Clareamento à Laser
Para um sorriso mais branco é usado uma técnica de clareamento à laser. A boca é protegida por uma máscara de borracha com pequenos furos, que deixam apenas os dentes à mostra. Em seguida é aplicado um gel à base de peróxido de hidrogênio a 35%, que é um poderoso despigmentante.
O laser é passado dente a dente por uma espécie de caneta com ponta luminosa. O laser ativa o produto, que remove os pigmentos internos e externos.
O clareamento deve ser feito a cada dois ou três anos.

Perguntas Freqüentes

Como funciona o clareamento dental? 
As moléculas dos géis oxidantes (liberadores de oxigênio) penetram na intimidade do esmalte e da dentina, liberando oxigênio que, por sua vez, "quebra" as moléculas dos pigmentos causadores das manchas.
Como posso clarear meus dentes? 
Os dentes podem ser clareados através de géis ou pastas oxidantes (liberadores de oxigênio) das seguintes maneiras:
No consultório: o dentista isola os dentes (com um lençol de borracha) para proteger a gengiva e aplica um agente oxidante forte. O clareamento dental a laser consiste na ativação do gel clareador especial sobre o dente de uma forma mais rápida que a convencional, podendo-se obter o efeito desejado em uma única sessão.
Em casa (doméstico): o paciente, sob a orientação do dentista, leva um gel oxidante fraco, para usar diariamente em casa.
Os produtos usados no clareamento são seguros à saúde geral?
Sim. Como outros produtos e medicamentos médicos e odontológicos, quando usados corretamente conforme orientação, não promovem nenhum prejuízo à saúde geral.
A mídia divulgou que o clareamento doméstico poderia potencializar o aparecimento do câncer. É verdade?
Essa informação não tem fundamento. Tanto que a FDA (Food and Drug Administration) e a ADA (American Dental Association) aprovam o uso de peróxidos em cremes dentais, que são usados indiscriminadamente pela população. Essas entidades também não desaprovam o uso de clareadores dentais, desde que supervisionado por dentistas.
0 dente clareado fica enfraquecido?
Não. A estrutura dental não é afetada.
0 clareamento altera as restaurações já existentes?
Não. Mas o paciente precisa saber que talvez tenha que trocar ou retocar as restaurações antigas: uma vez que as restaurações não sofrem ação dos clareadores, parecerão mais escuras frente aos dentes clareados, causando desarmonia estética.
Posso fazer clareamento em qualquer idade? 
Sim. Não há contra-indicação específica quanto à idade. À partir dos 10 anos, é aceitável.
Durante o clareamento, o que não devo fazer?
Fumar durante o tratamento, tomar café, chá, beterraba, vinho tinto e refrigerantes a base de Cola em excesso.
O dente clareado pode escurecer novamente?
Sim. Mas nunca como era antes. Após 1 a 2 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção.



Facetas Laminadas


Uma perfeita correção para seu dente.
As facetas laminadas é uma ótima opção para fazer algumas correções nos dentes, através desse método é possível que a aparência seja totalmente transformada, garantindo a satisfação completa do paciente e deixando o sorriso muito mais bonito e saudável.
O processo envolve a aplicação de uma capa de porcelana ou resina, que é cimentada no dente a fim de melhorar seu formato ou sua cor.




O primeiro passo para realizar esse tratamento é desgastar uma fina camada do dente, a fim de separar o espaço necessário para inclusão da faceta laminada. O médico dentista prepara um molde de toda a carga dentária para modelar uma estrutura de placa ideal para o perfil de cada paciente. Em seguida, é feita a limpeza completa a fim de preparar o dente para receber aplicações de um adesivo. Esse adesivo é a ligação entre a capa e o dente, que é fixado através de uma luz para endurecê-lo.

O resultado é animador, principalmente porque a ligação do adesivo é extremamente resistente, permitindo que toda a convivência com a faceta laminada seja normal, sem maiores preocupações.

É um método inovador que deve ser feito por um especialista.
O resultado do tratamento é garantido.

  
A faceta laminada cobre todo o dente?

Não. A faceta laminada cobre somente a parte da frente do dente.

Qual a diferença da faceta e da jaqueta?
A coroa de jaqueta é um método mais antigo, que encaixa uma capa inteira em toda a região do dente, já a faceta laminada é uma película de material resistente apenas na parte da frente do dente. O tratamento mais eficaz e menos agressivo é através da faceta laminada, que também mantém a cor natural dos dentes.

Para quais casos é indicada a faceta laminada?
É indicada para clarear manchas, fechar espaços de dentes fraturados ou para aumentar dentes pequenos e mal formados.

Capa protetora para o dente.
Quantas consultas são necessárias para o tratamento?
Normalmente o processo é feito em até 02 consultas, mas como em todos os casos de restauração é necessária uma avaliação periódica pelo seu dentista, a fim de manter a limpeza e a saúde bucal.


Quais são as vantagens?
O dente sofre uma agressão muito menor do que nos outros tratamentos tradicionais e a manutenção consiste em sua totalidade apenas na limpeza dos dentes.

O custo é equivalente à uma coroa de jaqueta e o resultado supera as expectativas.

Consulte um médico dentista especializado para analisar o seu caso e indicar as melhores condições para início do tratamento.




Prótese dentária fixa

A prótese fixa é a restauração parcial ou total da coroa de um dente, quando se denomina prótese fixa unitária, ou a substituição de um ou mais dentes perdidos, quando se denomina prótese parcial fixa (ou "ponte fixa"). Ao ser fixada sobre os dentes do paciente, previamente preparados para recebê-la, reabilita-o para mastigar, falar ou sorrir.

Recebe o nome de "fixa" porque não pode ser removida pelo paciente ou pelo dentista, a menos que este a corte com o uso de equipamentos especiais. Você também pode optar pela protese removivel.
As próteses fixas podem ser só metálicas; metálicas revestidas por um material estético plástico ou cerâmico, da cor dos dentes; de cerâmica; e, finalmente, de resinas ou plasticos especiais.
Quanto tempo dura uma prótese fixa ?
A durabilidade de uma prótese fixa depende de vários fatores, veja quais são:
1) - de um bom exame e planejamento prévios;
2) - da técnica e dos materiais utilizados;
3) - da fineza da adaptação da prótese aos dentes;
4) - da boa relação da prótese com os tecidos;
5) - da justeza da sua oclusão, isto é, da sua harmonia com a função mastigatória.
Tudo isso vai depender do grau de especialização do dentista e do seu protético, das condições de trabalho que o paciente oferece ao seu dentista e dos seus cuidados de manutenção da saúde bucal, para que a prótese dure mais de cinco anos, que é a vida média das próteses fixas.

Há necessidade de realização de tratamento de canal dos dentes de suporte? 
Por princípio, não, pois o melhor elemento de suporte é aquele dente o mais íntegro na sua estrutura e com as gengivas e a polpa sadias. Porém, se há dúvidas quanto à saúde da polpa, indica-se o tratamento de canal, assim como para aqueles dentes que serão usados como suportes de ponte fixa mas estão muito inclinados, e o corte para ajustá-los ao eixo de inserção da prótese seria muito grande e danoso à integridade pulpar. Um bom tratamento de canal para esses casos evitaria problemas futuros que poderiam diminuir a durabilidade da prótese.
É difícil a limpeza? Causa mau hálito?
As próteses fixas unitárias, quando bem desenhadas e bem adaptadas marginalmente, comportam-se como dentes naturais na sua limpeza e exigem do paciente os mesmos cuidados, isto é, boa escovação na técnica e no tempo corretos, complementada pelo uso do fio ou fita interdental.
Os portadores de pontes fixas necessitam de dispositivos especiais: passadores de fio dental, ou fios com a ponta endurecida, para a limpeza dos espaços protéticos. 0 mau desenho de uma prótese fixa, a má adaptação, o mau tratamento dado a materiais e a limpeza insuficiente podem permitir a retenção de detritos alimentares e bactérias, causando inflamação gengival e mau hálito.
Caso você não se adapte com a protese fixa, você pode escolher pela prótese removivel.
Demora para ser executada ? 
Sim, demora. Um bom dentista não consegue fazer uma incrustação metálico-fundida, que é a prótese fixa mais simples, em uma única sessão, pois ela exigirá, no mínimo, de 3 a 4 sessões clínicas de 1 hora, e mais 3 sessões laboratoriais.
0 resultado estético é bom? 
Sm, no geral é bom. Mas há casos de grande perda óssea que dificultam a obtenção de uma estética excelente. Nesses casos, o tratamento tem como primeiro objetivo restabelecer a função da mastigação; como segundo, a durabilidade e, em terceiro lugar, a estética.
Eu fico sem os dentes durante o tratamento? 
Não. Um bom dentista supre o seu paciente de proteção provisória adequada aos dentes preparados com substitutos plásticos fixados com cimento de baixa resistência, possibilitando-o a mastigar, falar e sorrir, satisfatoriamente, durante o tratamento.
Por que o dente perdido precisa ser substituído? 
Os dentes, para funcionarem bem, precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários superior e inferior, sempre submetidos a um sistema de forças oriundas dos músculos mastigadores, lábios, bochechas e língua.
A perda de um só dente desequilibra esse sistema de forças, e os dentes movimentam-se migrando para compensar a perda. E espaços são criados, desníveis acontecem e a mastigação e a estética sofrem. Os dentes precisam ser recolocados porque eles fazem parte de um todo: o sistema mastigatório.




Prótese removível
A prótese pode ser parcial ou total


A prótese total removível, popularmente conhecida como prótese é a forma mais pratica e rápida de trazer de volta o seu sorriso e uma harmonia bucal.
Separamos algumas perguntas freqüentes para quem deseja optar pela escolha de uma prótese removível. No caso de dúvidas fale com a Dra. Renata Adorno, ela poderá lhe esclarecer mais dúvidas.
Quanto tempo dura uma protese removível?
Em media a cada 5 anos. Após este período procure o cirurgião dentista para que ele possa fazer uma analise e confeccionar uma nova.
Faça um acompanhamento preventivo e visite o dentista pelo menos 1 vez por ano. Seu dentista irá avaliar sua saúde bucal e as condiuções de uso da protese, como: Estética, desgaste dos dentes, envelhecimento, falta de retenção, reabsorção óssea, manutenção e reclamações de dores
Em quanto tempo vou acostumar com a prótese?
A adaptação pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com sensibilidade da gengiva e hábitos de alimentação.
A adaptação da prótese superior é mais rápida que a inferior chegando a ser até 4 vezes mais rápido. Como já falamos no início procure mastigar apenas alimentos macios, leves e cremosos (Ex.: purê de batata, folhas, banana, gelatina, etc.)
Na fase de adaptação pode surgir alguns pontos de desconforto, dor ou leves saliências. Caso isso aconteça fale com o dentista para que ele possa lhe auxiliar.
Que tipo de alimentos devo comer?
Preferencialmente nos primeiros dias coma alimentos macios e cremosos, à medida que for você for se acostumando e evoluindo você já poderá mastigar alimentos mais consistentes.
Porém mastigue lentamente e com atenção faça uma mastigação mais uniforme, permaneça com os dentes alinhados. Com o passar dos dias sua gengiva estará menos sensível, você já terá mais controle sobre a prótese e saberá dosar a força necessária para mastigar os alimentos.
É difícil falar com a protese?
Depende. Se você fala rápido e normalmente já misturava as palavras, você irá sentir um pouco de dificuldade no início. Mas em pouco tempo você irá se acostumar e começará a falar normalmente. Pratique em frente ao espelho, fale, cante, grite, sorria abra e fecha a boca varias vezes.
As próteses removíveis "machucam"?
No início você sentira um pouco de desconforto pois a gengiva é muito sensível e a prótese é mais dura. É possível que apareçam leves saliências nas gengivas provocando um pouco de dor.
Se isso acontecer fale com o seu dentista e ele irá avaliar a necessidade de fazer algum tipo de ajuste.
As próteses podem provoca enjôos?
Às vezes. Isso só acontece porque você ainda não se acostumou com a prótese. A melhor coisa a fazer é permanecer com a prótese durante mais tempo, assim estes sintoma logo irão passar. Peça para o seu dentista verificar se a extensão da base e a adaptação no céu da boca estão de acordo.
Posso dormir com as próteses?
Após o período de adaptação você vai se sentir mais confortável em usar a prótese por mais tempo podendo até mesmo dormir com as próteses. Porem isso será uma escolha pessoal. Caso você tenha: dor na boca, maxilar, dores na gengiva, etc. É melhor dormir sem.
Como limpar a próteses?
Sempre após as refeições tente sempre lavar a(s) prótese(s) utilizando escovas macias. Evite usar qualquer tipo de pó para polir, podem conter cáusticos alcalinos, ácidos ou partículas, os quais podem arranhá-la. 0 acúmulo, além disso antigas partículas pode dar mau odor.
Uma prótese que não está limpa nunca é confortável. A melhor maneira de evitar o acúmulo de tártaro é não deixar que se deposite.
Devo usar produtos de fixação?
Isso poderá ser uma escolha. Alguns pacientes ficam satisfeitos e outros não. Converse com o dentista que esta lhe ajudando na adaptação e veja o que ele tem a lhe dizer. Não comece a usar por indicações, fale com o seu dentista para que ele possa lhe explicar algumas das vantagens e desvantagens.
Em alguns casos a gengiva tem a reação de se contrair fazendo com que a prótese fique mais frouxa



FACETA LAMINADA DE PORCELANA TIPO LENTE DE CONTATO

34-36622715 - Ligue e faça uma avaliação.


Lentes de contato dentais
O destaque entre as novidades do mercado de Odontologia Estética são as lentes de contato dentais. Trata-se de uma técnica de confecção de finas lâminas de porcelana (a mesma utilizada para confecção de coroas cerâmicas ou facetas).
Veja o comparativo entre as lentes de contato dental e ocular:
                                               
O produto é a resistência ao desgaste, seu aspecto mais natural e o fato de não sofrer alterações na cor com o tempo. O adesivo utilizado na aplicação também é o grande responsável pela durabilidade do produto. No entanto, é importante ter cuidados na higiene bucal e na mastigação de alimentos muito duros. Com essas precauções a durabilidade estimada do produto é de até 10 anos após a aplicação.
                                     
                                   Antes                                            Depois
As lentes de contato dentais são conhecidas como Lumineers nos Estados Unidos. Lumineers é uma marca de laminados feita de porcelana patenteada chamada Cerinate. As Lumineers requerem uma redução muito pequena ou nenhuma redução de dente. Lumineers são excelentes escolhas quando os dentes dos pacientes apresentarem pequenas deformações ou alterações de cor. Estas lentes de contato dental como são chamadas no Brasil não devem ser indicadas para todos os casos que anteriormente foram restauradas com facetas laminadas, portanto não são simples substitutos deste tipo de tratamento.
Elas são aplicadas sobre a superfície do dente para recobrir dentes amarelados, com manchas ou levemente desalinhados.
O procedimento é indicado pelo dentista que realiza o trabalho com a ajuda do ceramista (profissional técnico em prótese dental - TPD) que fabricação a lente de cerâmica que vai ser "colada" sobre os dentes. As lentes de contato são confeccionadas uma a uma, em um processo delicado e artesanal de escultura, montagem e confecção, pois são estruturas de cerca de 0,2 mm de espessura.
A técnica é pouco invasiva e, portanto, altamente conservadora das estruturas dentais naturais. A grande vantagem deste tratamento é que o dentista não precisa desgastar os dentes do paciente com brocas, preservando ao máximo sua estrutura. O tempo de vida varia de paciente a paciente, mas pode durar entre 5 a 10 anos.
As lentes de contato dentais consistem em uma fina lâmina de porcelana de cerca de 0,2 mm, que é aplicada sobre a superfície do dente para recobrir dentes amarelados, com manchas ou levemente desalinhados. A vantagem deste tratamento, de acordo com a APDESP, é que, ao contrário do procedimento realizado atualmente, o dentista não precisa desgastar os dentes do paciente com brocas, preservando ao máximo suas estruturas naturais.