Você sabia que a cárie também é uma doença infectocontagiosa, transmissível pela saliva e que pode levar à morte?
O que nem todos sabem é que a cárie nem sempre dará um sinal de dor, pois depende muito do limite de cada um. Por isso, a prevenção é sempre o melhor caminho, já que o dentista, ao fazer um exame clínico, consegue diagnosticar a presença da cárie, independente do paciente se queixar de dor ou não.
Quando deixamos um dente totalmente cariado na boca, estamos deixando um foco infeccioso, que poderá causar também problemas de saúde em geral. As bactérias invadem nossa circulação e se instalam em qualquer parte corpo, inclusive numa válvula do coração, podendo causar a doença chamada Endocardite Bacteriana, que leva ao derrame e até à morte.
A cárie é uma doença considerada infectocontagiosa, pois é causada por bactérias transmitidas de uma pessoa para outra.
Essas bactérias não são encontradas nos alimentos ou soltas no ar. Além disso, a cárie é considerada multifatorial, já que, para se desenvolver, são necessários diversos fatores, tais como a falta de higiene bucal, dieta rica em açúcares e diminuição do fluxo salivar.
Portanto fica a dica, escova os dentes e passe o fio dental sempre após as refeições, tenha bons hábitos alimentares e visite seu dentista regularmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário