Não são raros os estudos que indicam que problemas relacionados à saúde bucal podem acarretar queda de rendimento físico. Sejam infecções bucais, nos dentes e na gengiva, falta de condições de higiene bucal adequada, etc., o aparato odontológico compõe a estrutura biológica do jogador. O Alexandre Pato é um exemplo.
O atacante brasileiro que defende o Milan se afastou dos gramados por um período. Pato sofreu uma lesão muscular em uma das coxas e precisou realizar tratamento intensivo de reabilitação.
De acordo com os periódicos italianos, um problema bucal, que não foi especificado pelo clube, estaria diretamente ligado ao problema na perna. Tanto que o jogador foi submetido a uma cirurgia odontológica na época.
A explicação é que o foco infeccioso na boca pode se espalhar pela corrente sanguínea, o que facilitaria o surgimento de problemas em articulações e músculos. De acordo com a equipe médica do Milan, o jogador, de 20 anos, precisou repousar por dois a três dias após a cirurgia, e só então voltou aos treinos
Casos como esse são cada vez mais comuns no mundo do esporte e cabe aos dentistas orientarem não somente os atletas, mas a todos os pacientes sobre problemas sistêmicos relacionados com problemas bucais.
Fonte: Ident
Nenhum comentário:
Postar um comentário