Mona Lisa, renacentista, jamais exibiu os dentes. Seu famoso sorriso, pintado no século XVI por Leonardo da Vinci, foi recentemente decodificado por computador, que o considerou “91% feliz e 9% entediado”. Foi essa a conclusão da Universidade de Amsterdã, da Holanda, após aplicar na obra um “programa de reconhecimento de emoções”. Para Giulio Carlo Argan, crítico de arte, in Storia della’Arte Italiana, Firenze, 1981, “é inútil interrogar o famoso sorriso da senhora para saber quais sentimentos traz na alma: nenhum em particular, mas o sentimento difuso do próprio ser, ser plenamente e em uma condição de perfeito equilíbrio no mundo natural”… Mas que o sorriso é 100% enigmático, é sim - e isso ninguém poderá decodificar jamais.
CURIOSIDADES SOBRE DENTES
Temos 32 dentes, distribuídos em incisivos, caninos, pré-molares e molares. A primeira dentição recebe o nome de ‘dentes de leite’ ou decíduos, que cairão e serão jogados no telhado (‘mourão, mourão’). Ou deixados sob o travesseiro, para a Fada dos Dentes, que os leva e deixa em troca uma moedinha. A irupção dos dentes de leite causa enorme sensação na família inteira, e a eles se atribue qualquer incômodo que a criança possa aparentar: febre, diarréia, mal-estar, irritação. Todas as mães ficam empolgadíssimas com o aparecimento do primeiro dentinho. Os dentes são um troféu do crescimento, mas dão uma pontinha de melancolia pela criança que em breve largará do peito. A simbologia vê neles poder de agressão e de defesa, assim como sua falta é ligada à idéia de castração e impotência. Diz-se que Ricardo III já nasceu com dentes, ‘to bite his enemies’, segundo Shakespeare.
Os animais dotados dos dentes mais longos teriam sido os tigres dentes de sabre, mas as serpentes ganham em estratégia: suas aguçadas presas são perfuradas para injetar o veneno diretamente na corrente sanguínea. Os dentes servem para roer, cortar, triturar. Ou até para puncionar a jugular e sugar o sangue das vítimas, como no caso dos morcegos e dos vampiros.
A patrona da Odontologia é Santa Apolônia, a quem foram arrancados todos os dentes no martírio. Atribui-se a ela esta invocação à Virgem Maria:
- Apolônia, o que tens?
- Dor de dentes, minha Senhora.
- Pelo sol nascente , pela lua reluzente,
eu te curo da dor de dentes.
Existe muita curiosidade sobre os dentes de siso. Segundo Márcio Cotrim, “siso vem do latim sensus, sentido, entendimento. É o dente tardio, o último dos molares, lá no fundo da boca, que aparece mais ou menos aos 20 anos. Conhecido também como dente do juízo, pois surge quando a pessoa não é mais ingênua, já está em condições de praticar o bom senso, de discernir o bem do mal. Como o siso viria também a seridedade das atitudes, do mesmo modo que sua ausência denotaria irreflexão, imaturidade, justificando o ditado muito riso, pouco siso. Seja como for, o siso, ao completar a arcada dentária, frequentemente tem que ser arrancado, numa penosa operação que faz muito paciente maldizer o dentista. nessa hora, lá se vai o juizo…” - O Berço Da palavra, Marcio Cotrim, 01.01.2006 www.correioweb.com.br.
Na idade média e na renascença, a ausência de dentes era mais ou menos generalizada, devido às precárias condições de higiene e ao escorbuto, que danificava as gengivas. Durante muito tempo se extraíram os dentes de adultos, para ‘curar focos’, quando não se encontrava uma causa plausível para algumas doenças. 40% da população brasileira não dispõem de escova nem pasta de dente. Existe um programa do governo, “Brasil Sorridente”, encarregado desse atendimento nos municípios. Vários materiais são usados para curar dentes cariados: cimento, amálgama de prata com mercúrio, ouro. Usar ouro nos dentes já foi sinônimo de distinção e charme:
Ela tem dente de ouro
Fui eu que mandei botar
Vou rogar nela uma praga
Pra esse dente se quebrar
(ponto de capoeira)
A moderna odontologia estética usa materiais sofisticados, como as resinas, que dão aspecto natural às restaurações. Os implantes de titânio tornam possível a perfeita recuperação das arcadas dentárias. Dentes bons significam saúde e melhoram a aparência, de alto valor no mercado de trabalho e nas relações sociais.
Fonte: O sorriso da Monalisa
Nenhum comentário:
Postar um comentário