terça-feira, 28 de junho de 2011

Saiba como os hábitos orais influenciam a posição dos dente


Entendendo o risco potencial que estes hábitos infantis, aparentemente inofensivos, podem causar, você pode dizer quais crianças vão ter problemas ortodônticos e faces não atraentes por toda vida.

O quadro ao lado tem sido publicado em diversas revistas de ortodontia ao redor do mundo. Ele ilustra muito claramente como uma pequena força é suficiente para mover um dentee quanta força um mau hábito de lábio ou de língua pode ser capaz de exercer.
Um arco superior normal deve parecer assim. Ele tem esta conformação porque a língua repousa entre os dentes superiores. Assim, a língua neutraliza a força exercida pela bochecha, que de outra maneira iria empurrar o arco superior para dentro. Mas, se a criança chupa o dedo ou respira pela boca por qualquer razão, então a língua passa da parte superior da boca para a parte inferior e o arco superior pode ser empurrado para dentro, causando apinhamento e dentes tortos.
Não é uma questão de dentes grandes também. Ao lado foi criado uma situação clássica de dentes tortos pressionando o contorno do arco de um manequim de estudo. Ao liberar a pressão exercida nos dentes eles voltam ao normal e não ficam tortos. O tamanho dos dentes não mudou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário