Alguns empresários têm medo de contratar benefícios de saúde para seus funcionários.
Faz sentido?
Sim faz sentido quando o empresário se deu mal ao contratar diretamente sem uma consultoria especializada, um plano médico ou odontológico, e quando ele chegou no final do primeiro mês do contrato quase desmaiou ao ver a conta.
Aqui se apresentam dois problemas, o primeiro foi a falta de preparo do empresário ao lidar com políticas de benefícios para a sua empresa, pois é diferente o contrato de um plano individual para um plano empresarial, isto requer uma assessoria específica, pois é necessário se fazer uma cotação no mercado nacional não somente para saber a cobertura do plano mas também para saber se a empresa tem saúde financeira para arcar com o novo rol mínimo de cobertura obrigatória da ANS (Agência Nacional de Saúde suplementar).
Hoje no mercado nacional existem vários tipos de empresas de planos de saúde:
- As cooperativas de Saúde – que funcionam relativamente bem se a saúde financeira da cooperativa está ok, e se os cooperados estão satisfeitos com a partilha do “bolo” pois caso o contrário, o barato pode sair caro, e quem paga o pato é sempre o usuário, com filas no atendimento, protelações de consultas, e rejeição de procedimentos que estavam no contrato. Além do mais as cooperativas de saúde apesar de terem um mesmo nome para se promoverem mutuamente, na verdade elas possuem sistemas e políticas financeiras completamente independentes uma da outra, isto significa que, se você tiver um problema de saúde e odontológico qualquer fora da sua cidade ou região, você não tem garantia nenhuma que será atendido com o mesmo afinco e lisura, pois já estará sobre a égide de outro sistema, apesar da lei dizer que em caso de emergência você será atendido etc..
- Rede De Descontos – ou cartões de desconto, não se iluda, isto não é plano de saúde, e nunca vai ser, estas empresas estão por aí tentando macaquear um plano de saúde de verdade, mas o que elas fazem é não se comprometerem com nada, vendem um cartão que não dá direito a nada para o paciente, somente o direito de ter um desconto em consultas e procedimentos, ora se você tem boca, pode muito bem sozinho pedir um desconto ao seu médico ou no hospital, já que você vai pagar com dinheiro, cheque ou cartão de crédito, não é mesmo? Então qual a função do cartão de desconto? É pegar mensalmente o seu suado dinheirinho para fazer mais cartões deste tipo. Na verdade eu nem sei porque o governo ainda não proibiu este tipo de coisa.
- Hospitais e Clínicas com plano próprio – Redes próprias de hospitais e clínicas que usam tabela própria para cobrarem pelos seus próprios serviços e usam um cartão fidelidade para se diferenciarem dos planos de saúde.
- Operadora de Plano de Saúde – Os verdadeiros planos de saúde têm que ter um alto poder financeiro para promoverem e recuperarem a saúde de seus usuários, e arcarem com todos os procedimentos, medicamentos, internações e consultas, devem ser de preferência empresas de capital aberto. Os eventos se chamam sinistros, e a operadora de Plano de saúde devem possuir sistema de gerenciamento para administrar melhor a sinistralidade de cada contrato e promoverem maior transparência em suas ações e ainda terem seus desempenho bem avaliado pela ANS e pelo ministério da saúde, para isto a agência possui um ranking de reclamações e desempenho de atendimento, ou seja os melhores planos odontológicos ou planos de saúde devem ter: 0800 (24horas) - portal interativo na internet – prontuário virtual com senha e login para os usuários – gerenciamento on-line para o departamento de RH das empresas com senha e login para os gerentes de RH. Rede de Hospitais e ambulatórios devem ser nacionais e compatíveis com o número de vidas da cidade onde a empresa e suas filiais se encontram.
No caso dos Planos Odontológicos os planos devem ter valor fixo durante um ano, e os reajustes feitos anualmente pela fórmula de sinistralidade contida em cada contrato. Este plano vai se diferenciar do plano médico por não apresentar valores diferentes a cada mês, pois uma vez assinado o contrato com as coberturas previstas, o valor da fatura não se altera durante 12 meses além da cobertura ser ampla e a rede credenciada ser nacional, o plano deve ser regulamentado pela ANS.
Finalmente lembramos que cada área tem as suas peculiaridades e quando se trata de saúde não se deve brincar nem com a própria saúde e de sua família nem com a saúde dos seus colaboradores. Quando pensar em contratar um plano odontológico ou plano de saúde contrate uma consultoria séria e experiente neste segmento como a PREVDENT, presente no mercado nacional a mais de 14 anos, e responsável por contas como a REDE PITÁGORAS DE ENSINO, AÇOFORJA, TEKSID DO BRASIL,UNIARAXÁ, GRUPO KAMEL, MINAX, entre outras.
Dr. Gilson Frota©
Frota4x@gmail.com
34-3662 2715
34-8854 3132



Nenhum comentário:
Postar um comentário